Proceq Linha Equotip Leeb, Rockwell & UCI

Proceq Linha Equotip Leeb, Rockwell & UCI

Testadores de Dureza Portáteis Proceq

A KRAS Engenharia é uma empresa especializada em consultoria de soldagem e inspeções de Ensaios não Destrutivos e somos o representante comercial oficial no Brasil da marca PROCEQ.

O testador de dureza industrial Equotip da Proceq permite a inspeção portátil da dureza de quase todos os objetos, peças polidas e superfícies tratadas termicamente. As medições de dureza industrial são feitas utilizando o método de ensaio de ricochete dinâmico de acordo com Leeb, o ensaio de dureza estática Rockwell Portable e o método de impedância por contato Ultrassónico (UCI). Os resistentes testadores de dureza Proceq NDT metálicos de fabricação Suíça são concebidos para testes de dureza portáteis em laboratório, na oficina, nas instalações de produção ou no local. Equotip Live é a mais recente inovação com um dispositivo de impacto sem fios, aplicação móvel, partilha de dados em tempo real e backup em nuvem.

Inventores do Princípio do Teste de Dureza Leeb em 1975

Desde que a Proceq inventou o princípio do teste de dureza Leeb em 1975, a Equotip tornou-se uma marca mundialmente reconhecida para testes de dureza portáteis e um padrão industrial de fato. Uma vasta gama de diferentes dispositivos de impacto, bem como uma seleção abrangente de blocos de teste e acessórios, cobre a maioria das aplicações.

Os Dispositivos Ultra portáteis Equotip

Uma maior portabilidade e múltiplas utilizações fazem destas soluções portáteis Equotip a alternativa de entrada ideal que cabe na palma da sua mão. Cobrindo muitos casos de utilização e permitindo mesmo a partilha de dados de espaço de trabalho no caso do Equotip LIVE Leeb e UCI.

Dispositivos Ultra portáteis Equotip

 

O Ecossistema Equotip 550

O ecossistema portátil de teste de dureza Proceq de topo com a cobertura mais abrangente de aplicações de teste de dureza compatíveis com todas as nossas sondas Leeb, UCI & Rockwell e acessórios correspondentes.

Ecossistema Equotip 550

Conheça um Pouco Sobre os Tipos de Dureza Industrial, LEEB, UCI e Rockwel

Dureza LeebDureza Leeb.

Fabricado pela Proceq, o princípio de dureza de Leeb baseia-se no método dinâmico (de rebote). Um corpo de impacto com uma ponta de metal duro é impelido pela força de uma mola contra a superfície da peça em teste. A deformação da superfície ocorre quando o corpo de impacto reage com a superfície de ensaio, o que resulta em perda de energia cinética. Esta perda de energia é detectada através da comparação das velocidades VI e VR quando o corpo de impacto se encontrar numa distância precisa da superfície para a fase de impacto e a fase de rebote, respectivamente. As velocidades do método de dureza Proceq são medidas utilizando-se um ímã permanente no corpo de impacto que gera uma voltagem de indução na bobina do dispositivo de impacto. A voltagem detectada é proporcional à velocidade do corpo de impacto. O processamento do sinal então fornece a medição da dureza.

Dureza UCI Dureza UCI (Impedância de Contato Ultrassônico – Ultrasonic Contact Impedance).

O método UCI, usa o mesmo diamante em formato de pirâmide que um equipamento de ensaio de dureza Vickers tradicional. Diferente de ensaios Vickers, não é necessária a avaliação ótica da indentação, possibilitando medições rápidas e portáteis. O método UCI excita uma haste em uma oscilação ultrassônica. A carga de teste é aplicada por uma mola e usualmente está compreendida entre 1 e 10 kg de força (HV1 – HV10). Na medida em que o diamante é forçado para o interior do material, a frequência oscilação da haste muda em resposta à área de contato entre o diamante e o material ensaiado. O instrumento detecta a mudança na frequência e converte-a em um valor de dureza que é imediatamente exibido na tela.

Dureza Proceq RockwellDureza Proceq Rockwell

Este método de ensaio permite avaliar a dureza industrial de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros. É método de dureza Proceq é um dos mais utilizados na indústria devido à sua simplicidade. É medida direto no equipamento, sem necessidade de interferência humana. O resultado da medição é a diferença entre profundidade de penetração resultado de uma pré-carga, seguida de uma carga de maior intensidade. Normalmente utilizado para medição de dureza de tratamentos térmicos. Não recomendado para medição de dureza de revestimentos porque as cargas aplicadas podem perfurar a camada aplicada.

Saiba mais sobre medição de dureza portátil.