Ensaio de Réplica Metalográfica

Saiba Mais Sobre Ensaio de Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Dentre as definições de réplica, temos a de copiar ou imitar. Já a palavra metalografia está ligada a uma das áreas de ciência dos materiais que visa fazer o estudo da morfologia e estrutura dos materiais, principalmente sob ponto de vista da sua macro e microestrutura.

Nesse contexto, podemos entender que réplica metalográfica, modalidade de inspeção END (ensaios não destrutivos) é um procedimento de exame metalográfico que, através de uma amostra da superfície, tira-se um relevo negativo (cópia/decalque) através de um filme plástico específico, nos fornecendo assim as informações da integridade microestrutural do material inspecionado, da qual não conseguiríamos ver a olho nu.

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Conhecida também como ensaio de réplica metalográfica, a técnica de réplica metalográfica é realizada em peças grandes ou em peças que não podem ter amostras menores removidas (caldeiras, cilindros, tubulações, etc.). Para que se faça a inspeção, inicialmente se faz a escolha dos locais a serem examinados e a definição do objetivo principal quanto ao tipo de avaliação (qualificações do equipamento novo, exame preditivo, diagnóstico de falha, etc.).

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

O próximo passo do ensaio de réplica metalográfica é a reprodução da microestrutura, que é feita em pedaços de folha de acetato bem fina, onde a folha embebida em solvente se adapta sobre a superfície, possibilitando uma cópia da topografia da região inspecionada. Após a extração da réplica, esta pode ser colocada em uma lâmina de vidro para sua análise laboratorial.

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Com este tipo de inspeção do processo de ensaio de réplica metalográfica é possível avaliar: crescimento de grãos, envelhecimento do metal, descontinuidades e suas causas, poros, danos cumulativos por elevadas temperaturas e pressões, carbonetação, controle metalúrgicos durante a fabricação provocadas por soldagem, processos de esferoidização, fadiga, sendo que esta avaliação pode ser feita em regiões extensas sem a destruição das evidências.

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Para saber mais sobre ensaio de réplica metalográfica realizado pela empresa KRAS ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.