Inspeção de Solda em Tubulações

Conheça a Inspeção de Solda em Tubulações Industriais

inspeção de solda industriais é uma atividade mandatória o continua dentro das plantas industrias. As inspeções programadas visam manter que os sistemas de tubulações não sofram interrupções não programas e, principalmente, garanta a segurança para os operadores que trabalham próximo a essas tubulações ou de usuários que trafegam próximos deles.

Como prática mandatória pelos principais códigos e normas nacionais e internacionais de construção e operação, a inspeção de solda em tubulações começa na fabricação dessas tubulações, sendo principalmente nos tubos de condução e nos seus acessórios. Tubulações industriais dividem-se basicamente em dois grupos, tubulações de processo e de transporte. As tubulações de processo são as que estão instaladas dentro das plantas industriais, as tubulações de transporte são as que conectam uma planta industrial a outra, ou uma unidade de extração de petróleo em mar até a costa marítima, tubulações também podem ser chamadas de dutos.

Os principais códigos e normas internacionais que são seguidos para a inspeção de solda em tubulações são o código ASME B31.1 e B31.4 para tubulações de processo e ASME B31.4, ASME B31.8 e API 1104 para tubulações de transporte (dutos). Nacionalmente há uma Norma Regulamentadora que tem força de lei para as tubulações industriais de processo denominada NR-13. Diante destes códigos e normas, uma empresa de inspeção de solda em tubulação obtém base para a avaliação técnica para garantia da integridade de uma tubulação.

Uma tubulação industrial (composta tubos e acessórios como flanges, curvas, derivações, válvulas, etc.) é um tipo de construção relativamente simples, porém cuidados devem ser tomados, na fabricação, após a escolha correta dos materiais (tipo e dimensional) sua fabricação basicamente se baseia em soldagem, e depois que a tubulação está em operação os cuidados devem estar voltados a corrosão. Assim a inspeção de solda em tubulações é atividade crítica na fabricação de uma tubulação, quer seja dentro de uma planta industrial ou entre plantas industriais.

Tubulações industriais transportam uma variedade enorme de fluídos, sendo líquidos, gasosos, pastosos ou em fluídos que podem servir de veículos para sólidos em suspensão, estes produtos podem estar em temperatura ambiente, sub-zero, criogênica e a altas temperaturas, bem como serem desde água portável a produtos extremamente tóxicos.

Diante desse cenário, é fundamental contratação de uma excelente equipe de inspeção de solda em tubulações, já que isso traz inúmeros aspectos favoráveis para uma empresa, como:

A inspeção de solda em tubulações vai garantir a integridade das tubulações de acordo com as normas regulamentadoras de segurança, dessa forma, vazamentos ou rupturas e corrosão serão evitados ou identificados para posterior manutenção, e mantendo-os sempre em bom estado e seguros

As paralisações pela ausência de manutenções adequadas serão evitadas com a contração de uma empresa de inspeção de solda em tubulações especializada que seguirá os planos de inspeção pré-programados.

As tarefas são concluídas de modo rápido e ainda com a garantia de seguir os principais padrões de qualidade, razão que só aumenta o índice de comprometimento dos profissionais com a intenção de sempre oferecer um atendimento eficaz.

A KRAS oferece para todos os seus clientes um excelente trabalho na conclusão de atividades de soldagem, ensaios não destrutivos (END) e inspeção industrial nas principais modalidades solicitadas pelas empresas fabricantes de produtos industriais. O escritório da KRAS fica instalado no município de Atibaia, em São Paulo.

Para saber mais sobre inspeção de solda em tubulações ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.