Saiba Mais Sobre o Teste de Reconhecimento de Ligas

Teste de Reconhecimento de Ligas A história da evolução humana tem sido atrelada aos materiais que foram descobertos e usados em cada período, houve a idade da pedra, idade do cobre, idade do bronze e, idade do ferro, em especial, utensílios para caça e guerra foram evoluídos em cada período. A longo dos últimos milênios, muitos outros materiais foram identificados e usados de forma mais apropriada.

Porém, somente no século XX que a engenharia de materiais e metalúrgica conseguiu produzir materiais com propriedades mais definidas bem como melhor entender como ligas de materiais são na maioria dos casos mais importantes do que um material em seu estado puro.  De maneira geral, um material somente por seu aspecto (cor, dimensão, etc.) não pode ser identificado de maneira segura para uma dada aplicação. Isto constitui um grande problema para as indústrias que usam em seus processos de manufatura esses materiais, principalmente materiais com aparência semelhança, por exemplo, aços denominados como SAE 1020, ASTM A36, ASTM A516-60, entre outros, possuem a mesma coloração, peso e forma variada, o que torna praticamente impossível somente pelo exame visual identificar quem é quem.

Apesar disso, o uso de um aço SAE 1020 em lugar de um aço ASTM A 516-60 tem grandes possibilidades em levar um equipamento ao colapso, com grandes prejuízos financeiros, ambientais e principalmente humanos. Diante desta realidade, realizar o teste de reconhecimento de ligas para o emprego correto de cada material é fundamental para a indústria de manufatura. Seguem alguns pontos a serem levados em conta:

  • Existem muitas técnicas utilizadas para identificar e determinar cada tipo de material durante todo o processo de obtenção do material, desde a usina até o produto pronto. O problema é que quanto mais próximo do seu estado final, as técnicas de teste de reconhecimento de ligas e materiais se tornam cada vez críticas, isto porque se no momento da obtenção de um material se pode retirar uma amostra e fazer diversos testes, no produto final, fazer isso significa destruí-lo ou no mínimo descarta uma certa quantidade de matéria prima;
  • Visando não afetar as características físicas, químicas e de aparência de um produto, a técnica de análise de reconhecimento de ligas por Raio X é um dos melhores métodos para identificar a propriedade química de um material e assim definir que tipo de material ele, distinguindo facilmente um aço carbono de um aço baixa liga, de um aço inoxidável tipo 304 de um 316, de uma liga de níquel tipo 625 de um tipo 200, entre outras;
  • O teste de reconhecimento de ligaspelo método de Raio X ainda tem a vantagem de poder ser realizado tanto em laboratório como em campo, por exemplo, em estoque de materiais dentro de uma empresam, em pátio de armazenagem de canteiros de obra, direto no equipamento já fabricado entre outros. Esse método realiza o teste de reconhecimento de ligas sem danificar ou alterar a aparência da peça analisada, podendo ser utilizada mesmo em equipamentos em operações. O resultado é imediato, sendo outra vantagem deste método.

Teste de Reconhecimento de Ligas É fundamental que todo o procedimento de teste de reconhecimento de ligas seja realizado através de uma equipe de profissionais altamente qualificados que seguem procedimentos e normas reconhecidos por órgão de fiscalização e que possuam equipamentos adequados para que os resultados possam ser eficientes.

A KRAS é especialista em ensaios não destrutivos, entre outros serviços voltados para o segmento industrial. A empresa trabalha com equipamentos de alta qualidade e uma equipe profissional e experiente para garantir eficiência e resultados confiáveis em todos os processos realizados.

Para saber mais sobre o teste de reconhecimento de ligas ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.