Ensaio de Ultrassom Industrial

Diferentes Métodos e Equipamentos de Ensaio de Ultrassom Industrial

ensaio de ultrassom industrial é realizado com a ajuda de diferentes métodos e tipos de equipamentos na aplicação industrial. Os equipamentos trabalham cada um com uma característica específica. Veja mais detalhes sobre o que são e para que servem alguns deles:

  • Ultrassom convencional: o método de ensaio de ultrassom industrial por equipamentos convencionais é o mais comum encontrado atualmente, basicamente por ainda ser o que demande de menor investimento de equipamentos e que possui o maior número de pessoas aptas neste método de inspeção. Neste método, o equipamento basicamente é composto por um transdutor, um componente emissor/receptor e um display. É um método de ultrassom eficiente e rápido que pode ser aplicado em uma grande variedade de situações, isso em virtude de equipamentos portáteis de ordem de grandeza comparados a pouco maior do que smartphones e tablets.
  • Phased array: é um método de ensaio de ultrassom industrialnão convencional que tem o mesmo princípio do ultrassom convencional, porém com vantagens significativas, enquanto o ultrassom convencional trabalha somente com transdutor monocristal, o ultrassom Phaded Array utiliza transdutores com multi-elementos, enquanto o transdutor monocrista emite apenas um feixe sônico com única direção, o transdutor com multi-elementos emite vários feixes sônicos focados com a possibilidade de alterar os parâmetros desse feixe por software, como exemplo a distância focal, ponto de foco e, ângulo do feixe. Outra característica importante deste método é a facilidade na interpretação do ensaio visto que o mapeamento da inspeção é visualizado no display do equipamento.
  • TOFD: Esta técnica de ensaio de ultrassom industrial aplicada para detecção precisa da localização e tamanho de defeitos em inspeções principalmente de juntas de topo entre chapas de equipamentos antes ou durante o uso, sendo esta última muito aplicada para análise estrutural pelas técnicas FFS (fitness for service) e ECA (engineering critical assessments). O método de inspeção consiste em dois transdutores, um emissor e outro receptor, que são montados alinhados em dispositivos de forma que percorrem a região a ser inspecionada de uma só vez. Este método garante registro da inspeção realizada e velocidade na operação, visto que não precisa repassar os transdutores mais do que uma vez em uma área inspecionada.

Confira Onde são Aplicações mais Usuais de Ensaio de Ultrassom Industrial

Ultrassom convencional: Em inspeção de espessuras de chapas e equipamentos, em juntas soldadas, principalmente onde a geometria da peça é complexa, sendo inspeções desde peças planas a tubulares.

Phased array: Realizar inspeção a partir de uma única superfície, pequenas descontinuidades podem ser detectadas, controle sobre variáveis de teste, diversas técnicas que são permitidas usando vários modos de onda, permite inspecionar peças em alta temperatura, descontinuidades na superfície e sub-superficie podem ser detectadas entre outras.

TOFD: método de ensaio de ultrassom industrial com grande velocidade de inspeção, alta precisão nas descontinuidades detectadas independe da orientação, registro da inspeção entre outros.

Para saber mais sobre Ensaio de Ultrassom Industrial da empresa KRAS ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui  e solicite seu orçamento por e-mail.