Réplica Metalográfica ou Metalografia de Campo

A réplica metalográfica ou metalografia de campo é uma técnica de ensaio não destrutivo  (END) utilizada por décadas para obtenção da estrutura de materiais que estão ou estiveram em operação com propósito de identificação da atual situação do material, bem como estimar a sua vida útil ou ainda, identificar problemas metalúrgicos. A prática para a avaliação e realização do ensaio de réplica metalográfica é normalizado pela ASTM E1351 (Standard Practice for Production and Evaluation of Field Metallographic Replicas).

A KRAS engenharia realiza réplica metalográfica ou metalografia de campo com profissionais treinados, garantindo a seus clientes eficiência e segurança nos resultados obtidos das análises de seus equipamentos.

Réplica Metalográfica ou Metalografia de Campo

réplica metalográfica

Dentre as definições de réplica, uma delas é a de copiar, imitar, já a palavra metalografia, está ligada a uma das áreas da ciência dos materiais que visa fazer o estudo da morfologia e estrutura dos materiais, principalmente sob ponto de vista da sua macro e microestrutura.

Logo, podemos subentender que essa modalidade de END, é um procedimento de exame metalográfico que através de uma amostra da superfície, tira-se um relevo negativo (cópia/decalque), através de um filme plástico específico, nos fornecendo assim as informações da integridade microestrutural do material inspecionado, da qual não conseguiríamos ver a olho nu.

Réplica Metalográfica ou Metalografia de Campo

A técnica de réplica metalográfica é principalmente realizada em peças de grande porte ou equipamentos em serviço como: caldeiras, vasos de pressão, tubulações de transporte e processo etc.

Com a utilização de equipamentos portáteis, até mesmo em regiões de difícil

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

Réplica Metalográfica nos Ensaios Não Destrutivos na Soldagem

acesso, é possível retirar amostras para determinação da estrutura do material de interesse.

O procedimento básico da metalografia de campo consiste em preparar a região de ensaio por  lixamento e polimento, similar a prática de metalografia em laboratório solicitada na ASTM E3 (Standard Guide for Preparation of Metallographic Specimens), diferenciando-se somente pelo uso de equipamentos  portáteis específicos, visando uma superfície isenta de defeitos de preparação metalográfica que garantirá uma excelente resolução após a remoção da réplica, para isso, é fundamental que o técnico domine a técnica de preparação.

Na sequência, são usados reagentes químicos específicos para cada material e de acordo com o que se pretende visualizar seguindo as diretrizes da ASTM E407 (Standard Practice for Microetching Metals and Alloys). Ainda, para algumas ligas, se faz necessário o uso de fontes para criação de diferença de pontencial, uma vez que somente o reagente químico não gera o ataque necessário para a trasferência da estrutura para o filme.

RÉPLICA

Réplica Metalográfica ou Metalografia de Campo

O próximo passo da réplica metalógrafica é a reprodução da microestrutura, que é feita ao aplicar um filme plástico umedecido por solvente adequado, possibilitando uma cópia da topografia da região inspecionada. Após a extração do filme, ele é identificado e armazenado em um local específico para proteção de umidade e impacto, sendo posteriormente enviada para análise laboratorial.

Resultados do ensaio de réplica metalográfica ou metalografia de campo (h3)

Com este tipo de ensaio, é possível avaliar diversas características metalográficas além de determinar o motivo raiz de algumas alterações metalúrgicas, como: crescimento de grãos, envelhecimento do metal (fluência), micro-trincas (intergranular/contorno de grão) e suas causas, poros, danos cumulativos por elevadas temperaturas e pressões, carbonetação, controle metalúrgicos durante a fabricação, alterações metalúrgicas provocadas por soldagem, processos de esferoidização, fadiga, entre outras.

Para saber mais sobre ensaio de réplica metalográfica ou metalografia em campo KRAS ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.

A KRAS, desde 2014 em atividade no mercado, tem expertise no desenvolvimento de trabalhos de assessoria em soldagem e inspeção no setor industrial. A empresa tem a sua sede instalada na região de Atibaia em São Paulo.

Para saber mais sobre qualificação de soldadores ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.